8ª Festa do Ovo e do Abacate acontece neste final de semana em Arapongas

Acontece neste final de semana – nos dias 17 e 18 agosto, a 8ª edição da Festa do Ovo e do Abacate, evento promovido pela Comunidade Colônia Esperança – com o apoio da Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos (Secle). O evento tradicional no calendário da cidade exalta a cultura japonesa, com uma programação repleta de atividades, apresentações culturais, seminários, barracas de comidas à base de ovos, entre outros quitutes, programação artística com raízes japonesas e uma grande confraternização entre os avicultores e a comunidade. As festividades acontecem em frente ao Mosteiro Sagrado Coração de Jesus, na Colônia Esperança. Segundo um dos organizadores, Aderson Tokushima, a expectativa é receber público acima de 10 mil pessoas – nos dois dias. “Estamos entusiasmados com mais essa edição. Momentos para confraternizar entre as famílias e amigos, valorizando o melhor da cultura japonesa. Esperamos todos vocês”, disse.

PROGRAMAÇÃO

Dia 17 de agosto (sábado)

– 8h: Coquetel de Negócios da Associação Paranaense de Avicultura (APAVI) e palestra com Sérgio Maeoka (Senac);

– 10h: Abertura da Praça de Alimentação;

– 13h30: Apresentação do Grupo Subaru e da cantora Claudia Freitas Kato;

– 14h: Apresentação do Mágico Sayuki Satake;

– 15h: Projeto Londrina Karaokê

– 16h: Oficina para crianças com as irmãs Servas da Palavra;

– 18h: Missa de Louvor à Assunção de Nossa Senhora com o bispo Dom Carlos José;

– 20h: ABERTURA OFICIAL

– 20h30: Apresentação dos Amigos da Colônia Esperança;

– 22h: Encerramento da Praça de Alimentação.

Dia 18 de agosto (domingo)

– 10h: Abertura da Praça de Alimentação;

– 10h: Missa;

– 11h30: Apresentação musical com Suelen Batista da Silva;

– 14h: Resultado do Rei e Rainha da 8ª Festa do Ovo e do Abacate;

– 14h30: Apresentação do Grupo Aikido;

– 15h: Apresentação dos tambores japoneses: Grupo Ishindaiko de Londrina;

15h30: Bom Odori;

18h: Terço de Encerramento do 1º Congresso Mariano da Diocese de Apucarana;

20h: Encerramento da Praça de Alimentação.

VOCÊ SABIA?

Arapongas é um dos municípios paranaenses que mais produz ovos no Paraná, de acordo com dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Além do ovo, outro alimento rico em nutrientes ganha espaço na produção regional é o abacate Margarida, fruto diferenciado produzido, também, na Colônia Esperança, comunidade rural fundada por imigrantes japoneses que iniciou a avicultura na região.

MOSTEIRO

Neste ano, uma celebração inaugurou o Mosteiro Sagrado Coração de Jesus, na antiga paróquia, localizada na Comunidade da Colônia Esperança. A missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, além da participação do padre e vigário geral João Ozório de Oliveira, demais padres e lideranças religiosas. Este é o primeiro mosteiro de Arapongas e também da região. O local passa a ser habitado por oito irmãs de Vida Contemplativa das Servas da Palavra, que cuidarão e realizarão atividades relacionadas a retiros, direção espiritual e demais tarefas religiosas. 

HISTÓRIA
A Colônia Esperança foi fundada em 1935 pelas primeiras famílias japonesas católicas, que trocaram as terras inférteis da cidade de Promissão, no interior de São Paulo, pelos lotes que a Companhia de Terras do Norte do Paraná estava abrindo aqui na região. Era usual a Companhia negociar algumas terras com comunidades específicas, de forma que pessoas da mesma etnia, religião ou país pudessem desenvolver suas propriedades. No caso do lote onde se formou a Colônia Esperança, a Companhia destinou mil alqueires para que a colônia nipo-católica que não conseguia prosperar em Promissão, onde a terra era mais pobre, viesse para Arapongas. Inicialmente, chegaram 50 famílias, estabelecendo-se numa área de 600 alqueires. Em terras mais férteis, elas não só ajudaram a plantar e a cultivar o progresso do município, como também cultivaram sua religião e a tradição japonesa.

Curta nossa página e fique por dentro.

Compartilhe