A Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente(Seaspma) realizou na última sexta feira(19) uma reunião que contou com a participação de membros da Associação dos engenheiros, arquitetos e agrônomos(Asenarag), representada pelo Eng. Civil Wagner Soares Berta e o Eng.º eletrecista, Murilo Rodrigues Granado, da Inspetoria do CREA de Apucarana, além de outros profissionais da Engenharia e Arquitetura de Arapongas.
O objetivo foi discutir os fundamentos técnicos e questões legais do Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil, em fase final, com vistas à gestão mais qualificada e sustentável destes resíduos – tijolos, concreto em geral, terra, metais, madeira, papelão e outros considerados perigosos como solventes, tintas e materiais de amianto e sua destinação adequada.
De acordo com o Diretor de Serviços Públicos da Seaspma, Renan Rodrigues Manoel, que coordenou a elaboração do plano, foram estabelecidas regras claras e factíveis de todos agentes envolvidos na geração destes resíduos – proprietários, responsáveis técnicos, transporte e destinação final.
“Em síntese, entre outras questões, na apresentação da documentação, para efeito de obtenção do alvará; deverá ser anexado, de forma simplificada; o plano de gestão destes resíduos. Posteriormente, na obtenção do habite-se da obra, a devida comprovação de que, de fato, a destinação foi adequada, compatível com legislação ambiental, previstas na Resolução 307 do CONAMA”, concluiu o diretor.
Também participaram do evento Luiz Gonzaga Pereira, Secretário, Jacídio da Silva, Diretor de Meio Ambiente, Eng. Civis Israel Biazon e Osvaldecir Buzato da SEODUR e Engenheiros e Arquitetos representantes de empresas que atuam na área.