Ação derruba arrombamentos e vandalismo a prédios públicos em Arapongas

Garantir a segurança de prédios públicos. Esta é uma das principais funções que tem sido desenvolvida em Arapongas, desde o final de 2017, através do Centro de Monitoramento Municipal, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Trânsito.

Coordenado pelos agentes de vigilância, com ação integrada da Guarda Municipal, os trabalhos de monitoramento de alarmes, avaliação de risco e vulnerabilidade, ações e medidas preventivas através de rondas e vistorias nos prédios públicos têm surtido efeitos positivos.

Conforme o setor, antes da implementação dos serviços eram registrados de 10 a 15 arrombamentos e situações de vandalismo por mês nos prédios públicos. Em 2018, esse índice caiu para um total de 09 arrombamentos e 14 de vandalismo ao longo de todo o ano.

“Temos executado serviços de preservação do bem público, atenção e eficiência, por 24 horas, através de 10 agentes de vigilância, divididos em equipes. Repassamos também aos funcionários de cada setor orientações precisas sobre como deixar o local de trabalho em segurança, como verificação do fechamento de janelas e portas, ativação do alarme, entre outros”, explica o coordenador do Centro de Monitoramento Municipal, Patrício Loriano.

Atualmente, 38 prédios, entre Escolas, Centros Municipais de Educação Infatil (CMEI’s), Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) contam com o serviço, que deverá ser ampliado aos demais espaços. Contudo, as vistorias são realizadas diariamente em todos os 147 prédios próprios.  Em 2018, mais de 40 mil vistorias foram efetivadas.

Ao todo, 75 agentes de vigilância integram o quadro municipal, dos quais, 10 atuam no Centro de Monitoramento. Os demais 65 operam nas guaritas do patrimônio da Prefeitura.

“O Centro de Monitoramento Municipal atua com 10 agentes de vigilância da Prefeitura, ou seja, são funcionários de carreira que prestam este serviço, executado através de recursos próprios, aliando segurança à economia. Gradativamente, os demais prédios municipais também contarão com alarmes, o que otimiza ainda mais a segurança”, frisa o secretário municipal de Segurança, Paulo Argati. Ele salienta ainda que para este ano serão realizados cursos de capacitação aos profissionais, além de outros avanços previstos para o setor.

Curta nossa página e fique por dentro.

Compartilhe