Nos dias 14 e 15 de junho foi realizado através das Secretarias de Saúde do Paraná (SESA), Secretária Municipal de Saúde de Curitiba (SMSC), Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Paraná e Samu de Curitiba o curso de Atendimento a múltiplas vítimas (AMUVI) em Atendimento pré hospitalar. Participaram cerca de 400 profissionais entre socorristas, enfermeiros e médicos de várias instituições públicas, privadas e forças armadas do estado do Paraná.
Foram abordados temas específicos para acidentes em grande escala e catástrofes. Ao final do curso foi realizado um simulado realístico de acidente, evolvendo dois veículos e um ônibus coletivo, totalizando 45 vítimas simuladas. As equipes puderam colocar em prática todo conhecimento que tiveram durante o curso.
De acordo com os socorristas do Samu de Arapongas que participaram do curso, esse tipo de acidente é o maior desafio para equipes de socorro no mundo todo, pois o atendimento se torna um caos e a continuidade dos atendimentos que já são corriqueiros no dia dia não podem parar, por esse motivo a importância da capacitação em busca da excelência.
Para os socorristas do Samu de Arapongas que participaram com o auxílio da Secretaria de Saúde do município, o curso foi extremamente importante. “Nunca se sabe quando esse tipo de acidente pode ocorrer e quando ocorrer as equipes tem que minimizar o caos e também as lesões e sequelas das vítimas. Com a qualificação de integrantes da equipe será possível trazer para os demais socorristas e órgãos de apoio, como Corpo de Bombeiros e forças de segurança do município, mais experiência de como atuar em situações dessa magnitude.” afirma o socorrista do Samu de Arapongas, Rogério Fernandes.
“Pretendemos em julho promover um curso como este em Arapongas, para atualizar e aprimorar as técnicas e trabalhos das equipes de socorro do nosso município.” finaliza Rogério.