O concurso público da Polícia Civil do PR foi suspenso pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR) através de uma publicação por volta das 06h00 da manhã deste domingo (21). A decisão repentina causou revolta e indignação a todos os candidatos, inclusive araponguenses. A prova, que tem pouco mais de 105 mil inscritos, contava com candidatos de todo o país, que viajaram centenas de quilômetros até Curitiba para realizar o exame e foram pegos de surpresa pela desição em cima da hora.
Conforme a publicação, o órgão considerou que não haviam condições de segurança para aplicação da prova, que aconteceria em 350 locais em Curitiba e em outras 19 cidades do Paraná.
A Polícia Civil informou que também foi surpreendida pela decisão, que aconteceu poucas horas antes da aplicação da prova. Em nota a Polícia Civil do Paraná esclareceu:
“A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que, assim como os candidatos, também foi surpreendida, na madrugada deste domingo (21), acerca da decisão tomada pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR) de suspender a aplicação das provas agendadas para esta data. A PCPR informa, ainda, que imediatamente encaminhou ofício ao NC-UFPR requisitando os motivos ensejadores da medida adotada pela Banca contratada, pois, até então, era reportado por esta sobre a plena viabilidade de aplicação dessas provas. A retomada do andamento desse concurso é muito aguardada pela Instituição Policial Civil e pela sociedade paranaense, na medida em que visa a recomposição urgente do deficitário quadro de servidores para atender as demandas de área essencial, que é a segurança pública.” diz a nota.
O governador Ratinho Jr. declarou nas redes sociais que a situação é inaceitável, e que o Estado vai processar o núcleo organizador da prova.