Arapongas confirma 1.591 casos de dengue; Controle de Endemias segue ações de combate

Nesta quarta-feira, 11, o Controle de Endemias divulgou os dados atualizados sobre a situação da dengue no município. Agora, são 1.591 casos confirmados de dengue; sendo 1.565 autóctones – adquiridos no próprio município e 26 importados. O número de notificações chega em 3.447; 130 em investigação; 1.726 negativos e um óbito. Na semana anterior foram: 2.923 notificações; 1.373 casos positivos de dengue – sendo 1.350 autóctones e 23 importados; 331 casos em investigação; 1.219 negativos e um óbito. AÇÕES – O Controle de Endemias segue com os serviços combate ao mosquito da dengue (Aedes Aegypti); também causador da zica e chikungunya. Ontem, 10, o carro pulverização de UBV costal (fumacê) passou pela região do Jardim Aeroporto. Outros bairros já receberam os serviços: Conjunto Flamingos; São Raphael (1 ao 6); Del Condor; Cj. Águias e Nossa Senhora das Graças. O cronograma vai atender também: Vila Araponguinha; Vila Sampaio; Jardim Novo Horizonte; Jardim do Sol; Casa Grande 2; Vila Bernardes; Jardim Santo Antônio; Conj. Ulisses Guimarães; Casa Grande 1; Jardim Baronesa; Santa Efigênia; Conjunto Centauro 1/2/3; Jardim Petrópolis; Vale das Peróbas 1 e 2; Jardim Interlagos 1 e 2; Conjunto Corina Pugliesi e Conj. Residencial Araucária. As equipes seguem com as ações de bloqueios e visitas domiciliares, além da instalação das ovitrampas que são uma espécie de armadilha para o mosquito; nos locais críticos. As palestras de conscientização também seguem firme, além da mobilização de escolas nos bairros da cidade.

PARANÁ

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (10) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 124.078 casos notificados, com 43.751 confirmações. São 6.703 casos a mais, um aumento de cerca de 18% em relação aos números do informe anterior. Os dados são do 37º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

Dos 373 municípios que registraram notificações de dengue, 315 confirmaram a doença, sendo que em 274 deles são de casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais três pessoas. Trata-se de uma mulher de 95 anos, que residia em Cascavel e dois homens, um de 20 anos morador de Maringá e 85 anos, de Londrina. Os óbitos ocorreram entre os dias 26 de março e 14 de abril de 2022. Desde o início do período o Paraná soma 12 mortes pela doença.  

Desde o dia 19 de abril o Estado confirmou a condição epidêmica de dengue por conta dos casos prováveis e confirmados, que estavam acima do esperado para o período. Diante deste cenário e do aumento dos casos, os técnicos em todos os níveis do governo, intensificaram as ações de Vigilância Ambiental.

FONTE: SESA

Curta nossa página e fique por dentro.

Compartilhe