Deputada denuncia professora araponguense por apologia ao nazismo; NRE nega acusação

A deputada federal Carol Dartona (PT) publicou uma denúncia em suas redes sociais em que acusa uma professora de Arapongas de um suposto caso de apologia ao nazismo durante um trabalho escolar. O caso aconteceu no Colégio Estadual Marques de Caravelas, em Arapongas. O Núcleo Regional de Educação de Apucarana negou as acusações da parlamentar e emitiu uma nota falando sobre o caso.

Segundo a publicação da deputada, a professora Ana Paula Giocondo, expôs a figura de Adolf Hitler no colégio durante o trabalho, com bandeiras com suástica nazista, e alunos usando bonés também com a suástica. Segundo a denúncia da deputada, a professora levou os alunos para entrevistar a filha de um soldado nazista.

Ainda na publicação da parlamentar, ela diz que o perfil do Núcleo Regional de Educação de Apucarana curtiu a publicação compartilhada no perfil oficial do colégio em colaboração com o perfil do grêmio estudantil também do colégio. A publicação foi apagada em ambos os perfis.

A deputada federal, Carol Dartora, pediu explicações da Secretária de Educação do Paraná sobre o caso.

COLÉGIO DE ARAPONGAS

A direção do Colégio Estadual Marques de Caravelas informou que ficou sabendo da denúncia neste domingo (08), e informaram que o caso está sendo analisado junto ao NRE (Núcleo Regional de Educação de Apucarana) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O chefe do NRE de Apucarana, Vladimir Barbosa, foi procurado pelo portal TNOnline de Apucarana, e disse que não tinha conhecimento da denúncia e da curtida, que teria sido feita pelor setor de comunicação do Núcleo. Posteriormente, ele enviou a seguinte nota de esclarecimento:

Segue nota enviada ao Portal TnOnline

O Colégio Estadual Marquês de Caravelas e o Grêmio Estudantil do Colégio Marquês de Caravelas, de Arapongas, postaram uma reportagem em seus perfis apresentando um trabalho sobre a Segunda Guerra Mundial. Ressaltamos que o trabalho desenvolvido não se trata de uma apologia a qualquer regime, mas sim uma tentativa de detalhar os horrores da Segunda Guerra Mundial para que tais eventos sombrios nunca mais se repitam.

Este trabalho, intitulado como Segunda Guerra Mundial, é uma obra de extensa pesquisa e reflexão, que busca iluminar os acontecimentos que marcaram a era do nazismo. É importante esclarecer que este projeto não glorifica de forma alguma o nazismo, mas, em vez disso, busca promover uma compreensão mais profunda do que aconteceu durante esse período da história mundial.

O NRE de Apucarana curtiu a publicação, não por fazer apologia ao Nazismo, mas por acreditar que a educação é uma ferramenta poderosa para prevenir a repetição de tragédias como o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial. Este trabalho não apenas detalhou os horrores do passado, mas também buscou inspirar uma reflexão crítica sobre como podemos promover a tolerância, a compreensão, a paz no presente e no futuro.”

O caso segue sendo acompanhado.

Curta nossa página e fique por dentro.

Compartilhe