Nesta quinta-feira, 15, a Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou sobre o novo boletim epidemiológico que mostra o atual cenário da dengue no município. Segundo os dados do Controle de Endemias, Arapongas registra 1.141 notificações; sendo 182 casos positivos para a doença (118 autóctones e 64 importados), 18 em investigação, 941 casos negativos e um óbito. O primeiro óbito neste período epidemiológico – teve início em julho de 2023 e segue até o final de julho deste ano, foi confirmado pela Secretaria de Saúde no último dia 07. Trata-se de uma paciente de 64 anos que possuía comorbidades. “Temos atuado em diversas frentes, buscando combater a proliferação do mosquito. Além dos nossos agentes de combate às endemias, é sempre válido reforçar o apoio da população. Ainda enfrentamos um período bastante crítico em todo o país, por isso é mais do que preciso unir esforços”, falou o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini.
Paraná
O Informe Semanal da Dengue divulgado nesta quarta-feira (14) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 8.441 novos casos e mais sete óbitos pela doença no Paraná. O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 37.516 casos confirmados.
DENUNCIE
Ajude a Prefeitura de Arapongas a fiscalizar! Em caso de denúncias, informações ou dúvidas por parte da população, basta acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.
Dicas importantes!
1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 – Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.