A Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma), tem desenvolvido um cronograma intenso e específico de limpeza em fundos de vale do município. As medidas vêm também ao encontro da necessidade de forte mobilização para combater os criadouros que proliferam o mosquito Aedes aegyti – causador da dengue, zica e chikungunya. De acordo com a Seaspma, determinados pontos da cidade são alvos constantes dos descartes irregulares de lixo, incluindo o reciclável e orgânico. O secretário da pasta, Renan Rodrigues Manoel, enfatizou sobre a frente de trabalho desenvolvida e reforça para a necessidade de apoio da população. “Nossa equipe executa a limpeza dos fundos de vale, contudo, em poucos dias a situação volta a ser a mesma. Alguns populares vão até esses pontos e descartam muito lixo. Pedimos a colaboração de todos. E, em caso de descarte irregular, denuncie”, alerta.
A limpeza de todo o lixo acumulado foi feita na região da Zona Sul (final da Rua Gralha do Cerrado, Rua Quete com Rua Araçari de Crista, Rua Guaracava Verde com Rua Beija-flor Violeta, aos fundos da Rua Fruxu Serrano), no Conjunto Flamingos (Rua Louro Verde com Rua Sabiá do Banhado, Rua Surucuá Amarelo com Rua Caburé Canela) e no Conjunto San Raphael (Rua Dançador com Rua Maracanã de Colar, final da Rua Tiê Castanho, Rua Águia Chilena e Rua Juruti com Rua Piranga).
Arapongas conta com Lei da Política Municipal do Meio Ambiente (LEI nº lei 3231/2005) que regulamenta ações do Poder Público Municipal e a sua relação com a coletividade na conservação, defesa, melhoria, recuperação e controle do meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial para qualidade de vida da população. Cabendo ainda aplicação de infrações (leves, graves, muito graves e gravíssimas) ou multas (correspondentes a R$ 327,64 – por cada Unidade Fiscal de Arapongas – UFA’s) nos casos de irregularidade.
Roçagem e capina
Serviços de roçagem e limpeza têm chegado em diferentes pontos da cidade. Entre praças urbanas, entornos de escolas, UBS’s, CMEI’s, ciclovia e outros. Tais serviços de roçagem, manutenção e limpeza em vias e áreas públicas cooperam com a organização da cidade e também na prevenção de acúmulo de lixo e entulhos.
Terrenos particulares
A Prefeitura de Arapongas enfatiza também sobre a limpeza de terrenos particulares. “Orientamos que os proprietários de terrenos particulares devem mantê-los limpos e capinados de maneira periódica, evitando assim o acúmulo de lixo e proliferação de insetos e animais peçonhentos”, esclarece Rodrigues. Ainda conforme a Seaspma, havendo a necessidade os proprietários de terrenos baldios serão notificados, tendo prazo inicial de 15 dias para a execução da limpeza. Caso o serviço não seja cumprido dentro do prazo estabelecido, a Prefeitura procederá a limpeza, cobrando o serviço do proprietário, com o acréscimo de multa.
DENUNCIE
Ajude a Prefeitura de Arapongas a fiscalizar! Em caso de denúncias, informações ou dúvidas por parte da população, basta acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.