Controle de Endemias faz balanço das ações de combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias, divulgou nesta sexta-feira, 05, um balanço das ações de combate à dengue que foram elaboradas ao longo das últimas semanas. Desde março até agora, dezenas de terrenos em situação de abandono foram monitorados e recuperados por parte de atividades estratégicas que envolvem também a Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seasmpa), Secretaria de Obras e também a de Segurança. 
Conforme o coordenador de Endemias, Valdecir Pardini, cerca de 50 pontos entre terrenos, fundos de vale e imóveis em situação de abandonos recebidos os devidos cuidados. “O trabalho de limpeza realizado em terrenos, imóveis ou fundo de vale, resultou na retirada de aproximadamente 350 caminhões de lixo. Temos intensificadas as forças-tarefas por toda a cidade através de mutirões entre outras atividades”, disse.  
Além disso, as equipes de agentes de combate às endemias (ACE’s) seguem com as ações de visitas domiciliares, bloqueios, ações em pontos estratégicos e atividades educativas – como palestras na Rede Municipal e também no setor privado. “A gestão não tem esforços direcionados contra a dengue, mas é importante o envolvimento de toda a sociedade”, salientou Pardini. A falta de aplicação do chamado “Fumacê” tem gerado questionamentos por parte da população. Pardini reforça que o motivo da restrição é geral por falta de insumos necessários.   
FAÇA A SUA PARTE!!!  
Dicas Importantes: 
– Mantenha a caixa-d’água fechada e limpa 
– Não deixe água acumulada nas lajes 
– Mantenha pneus em áreas cobertas até o descarte correto 
– Mantenha o quintal sempre limpo e as lixeiras tampadas 
– Lave os postes de água dos animais de estimação pelo menos duas vezes na semana 
– Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechada.

DENUNCIE 
Ajude a Prefeitura de Arapongas a fiscalizar! Em caso de denúncias, informações ou dúvidas por parte da população, basta acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.

Curta nossa página e fique por dentro.

Compartilhe