O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Arapongas passa a contar com um espaço físico exclusivo para auxiliar na infraestrutura do programa. Nesta terça-feira, 23, foi feita a entrega de uma sala – no prédio da Secretaria Municipal de Educação, destinada aos serviços dos instrutores da Polícia Militar (PM). O ato de inauguração contou com a presença do prefeito Sérgio Onofre, da Secretaria de Educação, Zanza Bobato, do secretário de Administração, Gabriel Esper, e servidores da Secretaria de Educação. “Nossa gestão resgatou o Proerd para os nossos estudantes. E desde então, estamos oferecendo todas as condições necessárias para o desenvolvimento espetacular desse trabalho importante de conscientização e prevenção”, falou Onofre.
A instrutora, PM soldado Aline França, reforçou sobre a importância da atuação do Proerd, além de todo o apoio vindo da gestão municipal. “No local as instrutoras poderão planejar aulas e realizar serviços administrativos. A intenção é fortalecer cada vez mais o PROERD, investindo na prevenção. Não tínhamos um espaço só nosso. Isso mostra que Arapongas valoriza o trabalho do Proerd”, agradeceu.
SAIBA MAIS
O PROERD (Programa Educacional de Resistência às drogas e a violência) está em atividade no Paraná desde o ano 2000. Nesses 24 anos, já foram formados mais de 1.800.000.00 alunos no estado. Em Arapongas, milhares de pessoas já passaram pela formação que enfatiza a tomada de decisão responsável. Nesse ano, a equipe foi reforçada com a chegada da Soldado Gleisiane, que se junta a Soldado Aline, que atua em Arapongas desde 2017. Com isso, serão formados 1.350 alunos até novembro.
AULAS
O Proerd conta com a presença de um policial militar em sala que, através do material didático e interativo, prepara aos alunos para a adolescência. Durante o transcorrer do programa, como parte das atividades os alunos realizam uma redação. E, no final do ano, estudantes, professores e instituições são premiados com certificação e prêmios. As ações aplicadas em sala de aula não se restringem apenas no âmbito escolar municipal, mas seguem sendo desenvolvidas na Rede Estadual com a presença da Patrulha Escolar.