Prefeitura alerta para altos índices de faltas em consultas e exames médicos

Nesta semana, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um levantamento que aponta um alto índice de faltas a consultas médicas ou realização de exames por parte dos pacientes que utilizam o sistema público de Saúde. Boa parte das ausências não foram justificadas ou desmarcadas com antecedência. 
Na última quarta-feira, 26, o prefeito Rafael Cita, acompanhado do secretário da pasta, Carlos Eduardo Arruda, fez um alerta para toda a população, ressaltando a importância do comparecimento aos atendimentos agendados ou, no caso de impossibilidade, informar ao órgão competente para o repasse da agenda a outros pacientes. “O não comparecimento às consultas com especialistas e também a exames diversos atrasa a fila daqueles que precisam. Por isso, é importante uma maior conscientização por parte da população. Isso prejudica toda a escala de atendimentos em saúde. Queremos ampliar o acesso aos atendimentos, mas é um fator importantíssimo que a população compareça, sendo bom para o paciente e bom também para a melhor manutenção dos serviços”, disse. 
DADOS
Segundo a Secretaria de Saúde, em 2024 foram liberadas 28.501 consultas com especialistas por meio de convênio junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). Desse total, foram registradas 8. 682 ausências (representado 30,46% de faltas). Entre os exames laboratoriais foram liberados 22.587, com ausência de 8.066 (35,74% de faltas). Nas consultas custeadas pelo município, 42.483 foram liberadas e 11.618 registros de ausências pelos pacientes (índice de 27,34% em faltas). Ainda no mesmo período, a Secretaria de Saúde liberou 14.531 exames de Raio X e 2.578 faltas foram atingidas (índice de 17,74%). Um volume de faltas também foi verificado no que diz respeito a exames de sangue – com liberação de 659.746 e 91.410 registros de ausência, índice de 13,58%. 
“Queremos minimizar essas faltas de pacientes, abrindo espaço para atender aqueles que realmente necessitam”, encerrou o prefeito Rafael Cita.

Curta nossa página e fique por dentro.

Compartilhe