A Secretaria Municipal da Educação, Poder Judiciário, Ministério Público do Trabalho, Coordenadoria Regional e Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância), realizaram na última quarta-feira, 12, a premiação do Projeto MPT na Escola 2024, na sede do Fórum da Comarca de Arapongas. Neste ano, a iniciativa traz como tema: “ Projeto Saúde e Segurança nas Escolas 2024″, que também tem como objetivo enfatizar o combate ao trabalho infantil.
Participaram da premiação o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, a secretária municipal de Educação, Elisângela Gonçalves Bobato Cortez, secretário municipal de Administração, Gabriel Esper, secretária municipal de Governo, Lúcia Golon, secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Sérgio Argati, o juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude (Comarca de Arapongas), Dr. Alberto Moreira Cortes, juiz substituto da Vara Cível, Dr. Oto Luiz Sponholz Junior (Comarca de Arapongas) , representando a 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o tenente Goldin, demais secretários municipais, vereadores da base aliada, diretores e professores, além de alunos e familiares.
EDIÇÃO
Na edição deste ano, as escolas inscritas foram: Escola Municipal Albor Pimpão, Escola Municipal Rural Duque de Caxias, Escola Municipal Colônia Esperança, Escola Municipal Aricanduva, Escola Municipal José de Carvalho e Escola Municipal Rural José Monteiro. Com auxílio dos professores, alunos dos 4º e 5º anos desenvolveram atividades voltadas ao combate à exploração e trabalho infantil com crianças e adolescentes, por meio de contos, poesia, música e desenho. Com isso, oito alunos da rede municipal foram selecionados para representar o município na etapa estadual. Os trabalhos foram analisados pela comissão julgadora – formada por secretários municipais. “Foi um trabalho fantástico e de integração entre alunos e professores. Agora vamos para a etapa estadual com novo empenho”, falou a secretária da Educação, Elisângela Bobato.
O prefeito Sérgio Onofre também parabenizou todo o empenho. “Isso mostra a qualidade dos nossos alunos e professores. Mais uma conquista da nossa educação municipal”, falou.
O juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Dr. Alberto Moreira Cortes, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido. “A mensagem repassada por cada aluno mostra a necessidade de continuarmos na luta pela segurança e dignidade das nossas crianças e adolescentes”, mencionou.
Confira a classificação
Escola Rural Municipal Duque de Caxias
Categoria: Poesia
Título: Chegou a hora de ajudar
Professora: Ranna Cláudia Ferranti Lorena
Aluna: Ana Júlia Flores Campos – 5ºano
Escola Ruaral Municipal Colônia Esperança
Categoria: Música
Título: O trabalho infantil tem que acabar
Professor: Eduardo de Mello dos Santos
Alunos: Ana Beatriz de Souza França, Juliana Dos Santos De Souza, Isabelly Vitória Leigman Guilherme, Maria Eduarda Pereira da Silva e Emanuelly Ribeiro de Souza – 4º ano.
Escola Rural Municipal José Monteiro
Categoria: Conto
Título: Trabalho Infantil? Nem nos contos
Professora: Vanderléia Cardoso Poerch
Aluna: Isabelle Cristiina Godoy Walder – 5º ano
Escola Rural Municipal José Monteiro
Categoria: Desenho
Título: Trabalho Infantil? Nem nos contos
Professora: Vanderléia Cardoso Poerch
Aluna: Brenha Aparecida Martins – 5º ano.