Desde o início da semana a Prefeitura Municipal de Arapongas esta realizando a recuperação e manutenção das estadas rurais do Assentamento Dorcelina Folador. Os moradores tiveram dificuldades para acessar alguns trechos por conta do volume intenso de chuvas nas últimas semanas.
O Assentamento já recebeu as obras com a pavimentação de pedras regulares. Segundos os moradores, a locomoção e o desenvolvimento da comunidade melhorou após o início de todas as obras.
”A acessibilidade das estradas garante o escoamento de toda a produção da comunidade e também o descolamento de todos os moradores, incluindo das crianças em idade escolar para a Escola Municipal São Carlos.” disse Marta Pilatti, moradora da comunidade e também uma das lideranças do Assentamento.
O Assentamento
Recentemente o Assentamento Dorcelina Folador de Arapongas completou 21 anos de consolidação e existência. Na comunidade vivem atualmente 150 famílias, cerca de 500 pessoas que vivem de várias formas da produção agrícola, sejam das frutas, verduras, seda, laticínio ou grãos.
Em média são produzidas 20 toneladas de frutas e verduras por mês pelas famílias. Todo o alimento é disponibilizado no mercado local e da região, além de atender os programas de aquisição de alimentos e da merenda escolar do município e do estado.
Outra grande atividade do Assentamento é a agroindústria de laticínios Campo Vivo, que processa diariamente 35 mil litros de leite, levando a marca para todo o norte do Paraná.