O câmpus mais moderno entre todos os demais que compõem a rede do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Este foi o desafio apresentado durante a audiência pública realizada na tarde desta sexta-feira (15) para discutir o processo de implantação do novo câmpus avançado de Arapongas, em evento no auditório da Prefeitura. “Estamos vivendo um momento histórico, pois só no Paraná este câmpus era disputado por dez municípios e foram autorizados apenas dois em todo o Brasil”, afirmou o professor Marcelo Poleti, diretor-geral do IFPR/Campus Londrina. Ele também é o presidente do Grupo de Trabalho de Definição do Itinerário Formativo do Câmpus Avançado Arapongas.
Ele lembrou o trabalho do prefeito Sérgio Onofre e do deputado federal Alex Canziani para garantir o câmpus para Arapongas no apagar das luzes de 2018. A publicação da Portaria MEC n. 1437, autorizando o funcionamento do Campus Avançado Arapongas, foi publicada no dia 31/12/2018. “Sou de reconhecer quem trabalha por Arapongas. Jamais vou me esquecer, em toda a minha vida, que essa batalha só foi vencida graças à intervenção do Alex Canziani”, disse o prefeito. Sérgio Onofre lembrou que o trabalho pela vinda do câmpus começou no início do mandato, desdobrando-se em sucessivos esforços até a entrega do projeto no Ministério da Educação. “No final do ano passado, senti que mesmo com todo o trabalho íamos perder a batalha. Foi quando liguei para o Alex e pedi sua ajuda”, afirmou o prefeito. Canziani estava nos EUA, mas intensificou as articulações junto ao ministro Rossieli Soares da Silva. No dia 30 de dezembro, o ministro ligou para Canziani confirmando a opção por Arapongas.
SEM DESCANSO
Canziani lembrou que quando se elegeu deputado federal pela primeira vez trouxe para Arapongas o projeto da Universidade da Mobília, hoje Senai/Cetmam. “Depois de Arapongas, levamos para Apucarana o Centro Moda, hoje câmpus avançado da UTFPR. A partir daí, ao longo de 20 anos, conseguimos construir uma grande rede de escolas federais no Paraná, beneficiando milhares de pessoas em vários municípios”, recordou Canziani. “O que é a vida: Arapongas, que iniciou esse ciclo, veio a receber também, no finalzinho de 2018 e do meu mandato como deputado federal, o câmpus do IFPR”, acrescentou.
Luiza Canziani, filha de Alex e a mais jovem deputada federal do Brasil, também recordou a luta do pai em favor do câmpus. “Ele estava nos EUA, mas ficava de madrugada mandando mensagens para o ministro, para o prefeito e demais envolvidos. Não descansou até que fosse garantido o câmpus para Arapongas”, disse a deputada. O empresário Irineu Munhoz, presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas e Região (Sima), afirmou que o município deve comemorar a conquista. “Todos sabem que há muitas pessoas precisando de emprego, mas muitas vezes sem a qualificação necessária. Daí a importância de termos entidades que possam ver as necessidades da indústria como um todo”, avaliou.
Sérgio Onofre e Luíza Canziani também destacaram o apoio do reitor Odacir Antônio Zanatta e a rapidez com que os vereadores aprovaram a doação do terreno para a implantação do câmpus. O presidente da Câmara, Osvaldo Alves dos Santos, e os vereadores Miguel Messias e Levi do Handebol acompanharam a audiência, que contou também com a presença da secretária de Educação, Regina Valério, de outros secretários municipais, representantes da Unopar e de várias outras entidades, além de professores e técnicos do IFPR. Ainda durante o evento, Marcelo Poleti apresentou dados sobre a expansão do ensino técnico federal no Brasil desde 1902 e aspectos gerais sobre o projeto a ser implantado em Arapongas. Atualmente, a instituição contempla mais de 26 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e a distância. O IFPR oferece 43 cursos técnicos presenciais, 11 cursos técnicos na modalidade a distância, 20 cursos superiores presenciais, três cursos de especialização na modalidade presencial e um curso de especialização na modalidade a distância. O início das atividades de cursos presenciais está previsto para o segundo semestre de 2019.
Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas