O primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS-I) de Arapongas Dr. Walter Buzalaf completa nesta segunda-feira, 13, seu primeiro mês de funcionamento. O espaço foi inaugurado em dezembro de 2024, sendo a última obra entregue na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre. “O CAPS Infantil é uma grande obra, que soma ao serviço público em saúde. É um divisor de águas no tratamento psicossocial de crianças e adolescentes”, avalia o prefeito de Arapongas, Rafael Cita.
Desde então, o “Capizinho” – como foi carinhosamente apelidado – tem ampliado o atendimento humanizado e especializado no cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes – da primeira infância até os 17 anos. Em um mês, o CAPS’i já realizou 681 atendimentos.
Segundo o enfermeiro e coordenador Maicon Depieri, a atuação do CAPS Infantil tem superado as expectativas. “Antes as crianças e adolescentes eram atendidos no CAPS II. Agora, com um espaço amplo e totalmente dedicado a eles, nós conseguimos fornecer um serviço muito mais focado. Trabalhar bem emocionalmente com as nossas crianças e adolescentes é uma excelente estratégia para a formação de adultos mais organizados e ajustados com seus diferentes diagnósticos”, explica.
ACOLHIMENTO
Pâmela Ribeiro é mãe do pequeno Benício, com autismo grau 1. Levou o filho pela vez no novo espaço na semana passada e hoje retornou para consulta junto à psiquiatra. “Vemos aqui uma boa estrutura e com equipe reforçada. Assim, daremos continuidade no tratamento adequado a ele. Todo mundo é gentil aqui. Queremos muito que as nossas crianças se desenvolvam com qualidade e todo suporte disponível”, relatou.
EQUIPE
Atualmente, o CAPS Infantil conta com 12 profissionais, entre psiquiatras, psicólogas, assistente social e enfermagem. Mas a partir de fevereiro, a equipe deve aumentar com a vinda de psicopedagoga e fonoaudióloga.
Também inserido no contexto do atendimento psicossocial, o CAPS Infantil de Arapongas vai adotar ações integradas com as Secretarias Municipais – Esporte e Cultura, além de voluntariado para a implantação de grupos terapêuticos por meio de oficinas semanais. “Queremos ir ao encontro daquilo que de fato nossos pacientes precisam. Atendendo a cada um na sua integralidade, mas respeitando as peculiaridades num ambiente de acolhimento ao paciente e à família”, incluiu Depieri.
FUNCIONAMENTO
O CAPS Infantil atende de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h. Endereço: Rua Japu, s/n – atrás do Detran – Jardim Lorena.