Com duas sessões especiais, no Ginásio de Esportes Luiz Augusto Zin, 1.450 alunos de Rede Municipal de Arapongas acompanharam nesta quinta-feira (29), o espetáculo “Tem Palhaço que desperdiça água” – produzido pelo Grupo maringaense Circo Teatro Sem Lona. O projeto viabilizado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e CNH Industrial leva ao público questões relevantes sobre a importância da água para a sobrevivência de todas as espécies da Terra. Encenada pelos personagens: Palhaço Secura, Palhaça Margarida, Belita e Serenita, as crianças aprenderam sobre sustentabilidade, responsabilidade ecológica e social.
Inicialmente, o espetáculo reproduz de maneira lúdica os ciclos da água, caminhos e estados, enaltecendo a sua importância em todas as fases. Em certo momento, o grupo encena uma ação problema, como a falta d’água e, como isso afetaria a vida do homem e demais seres vivos. A partir do conflito são estabelecidos caminhos educativos, entre eles, ações de conscientizações individuais e coletivas para o fim do desperdício e demais cuidados para a preservação da água.
O espetáculo inédito, com duração de 50 minutos, vai percorrer por 18 municípios, aliando cultura e educação.
“Arapongas foi uma das cidades escolhidas para essa apresentação gratuita e inédita. Ficamos entusiasmados com a euforia dos alunos que puderam aprender um pouco mais sobre a importância de um bem tão precioso: a água. O público araponguense foi generosamente receptivo. Ficamos felizes com o resultado”, agradeceu o ator que interpreta o “Palhaço Secura”, Matheus dos Santos Moscheta.
Conforme o secretário de Educação, Professor Peta, a vinda de espetáculos com temas relevantes somam com a educação do município. “Ter um olhar atento para a educação é de suma importância. Quando fomos escolhidos como uma das cidades a receber tal evento, ficamos contentes e topamos na hora. De maneira leve e interativa, nossos alunos puderam aprender, mesmo fora da sala de aula. Somos gratos pela parceira”, enalteceu.
Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas