Com as demolições já executadas, a obra para instalação do Sacolão Municipal de Arapongas – vinculado à Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cerena) – segue em fase de construção de muretas da área externa, aplicação de piso tátil em calçadas e ajustes das instalações hidráulicas. O local escolhido para a instalação do novo espaço é a edificação ao lado do Terminal Urbano. O Sacolão Municipal será um espaço destinado à comercialização de produtos hortifrutigranjeiros “in natura”, laticínios, entre outros, minimamente processados ou industrializados, provenientes da agricultura familiar de Arapongas, possibilitando a comercialização de diversos produtos de qualidade, com preços de baixo custo, fomentando o setor e contribuindo com os consumidores.
A secretária da pasta, Niele Melo, vê com entusiasmo o desenrolar do projeto. “Esse já era um sonho da gestão e dos agricultores da nossa cidade. Um local dedicado a fomentar ainda mais a agricultura familiar, otimizando a venda direto do produtor. E o melhor: o Sacolão Municipal não vai impactar a tradicional feira realizada aos domingos”, explica. A proposta inicial é que o Sacolão Municipal funcione de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.
O prefeito Sérgio Onofre reiterou que a iniciativa vem ao encontro das reais necessidades dos agricultores familiares, ligados a cooperativas e associações do município, além de ser mais um espaço que garante produtos de qualidade ao consumidor final. “É um projeto fantástico. Já era uma demanda dos nossos agricultores. Um sonho que vem se tornando realidade”, enfatizou. O projeto conta com apoio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O valor do investimento em contrato é R$ 469.161,74.
PROJETO
Conforme a Secretaria Municipal de Obras, o projeto do Sacolão Municipal de Arapongas conta com reforma das instalações sanitárias para acessibilidade, instalação de esquadrias novas (portas e janelas), novas bancadas (área de higienização, sala de conferência e copa), instalação de telas metálicas para fechamento completo do espaço comum, reforma dos pisos, pintura geral, instalação de monitoramento interno, instalação de totem e comunicação visual externa, revisões das partes elétricas, colocação de postes republicanos no acesso principal, execução de quiosques, fechamento da área de estacionamento e portão de acesso e execução de reforma de passeio público – com inclusão de piso podotátil e passarela elevada.