Três crianças de 3, 6 e 10 anos foram encontradas pelo Conselho Tutelar e pela Guarda Municipal nesta quinta-feira (10) vivendo em situação precária e grave de maus tratos em Arapongas. O caso aconteceu no Conjunto Ulisses Guimarães. As crianças estavam vivendo em meio a fezes de animais e sem alimentação.
Conforme a Guarda Municipal, a equipe foi chamada para dar apoio ao Conselho Tutelar na fiscalização de um residência – que em outras situações não tiveram êxito. Desta vez o casal permitiu a entrada das equipes na casa.
Segundo o Conselho Tutelar, as crianças foram encontradas vivendo em total insalubridade. A casa estava totalmente desorganizada, impedindo até a locomoção entre os cômodos. As equipes se depararam com mau cheiro e fezes de animais dentro da residência. Na cozinha não havia alimentos para as crianças, e na geladeira somente alimentos estragados e em decomposição.
Ainda conforme a Guarda Municipal, as crianças estavam com frio e sem calçados e roupas de inverno. O promotor da vara da infância e da juventude autorizou as equipes a tomarem a melhor decisão. As crianças foram levadas até a casa da avó na cidade de Apucarana, porém ela não pode acolher os netos. As crianças foram levadas para um abrigo institucional temporário com condições adequadas em Arapongas.