Disponíveis em todas as regiões do Paraná, os Cursos técnicos integrados ao ensino médio dão aos estudantes a chance de uma formação profissional aliada ao ensino médio, favorecendo para um melhor ingresso ao mercado de trabalho. Em Arapongas, o Colégio Estadual Unidade Polo – Centro, aposta neste sistema de ensino. Neste ano, o curso em andamento é o de Desenvolvimento de Sistemas, mas a partir de 2025 a instituição de Ensino vai disponibilizar também o curso de Eletromecânica Industrial – em parceria com o SESI. O coordenador do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas – Colégio Unidade Polo, Sérgio Rodrigo dos Santos, falou mais sobre o curso, além da ação estratégica em Educação que conta com parceiros. “É uma oportunidade de aproximar os jovens de uma educação de qualidade utilizando as Tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), sempre com olhar para a inovação. Além da capacitação para o mercado de trabalho (Hard Skills e Soft Skills), inclusive inserindo os estudantes no mercado de trabalho, com os programas Jovem Aprendiz e Estágio Remunerado, através de parcerias entre Instituição Escolar, Núcleo Regional de Educação, Prefeitura Municipal e instituições integradoras, como CIEE, Guarda Mirim e outros”, falou. Ainda conforme Santos, em 2024, será formada a primeira turma do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. “Este ano é de grande celebração. Serão 24 formandos, que estarão aptos para trabalhar em todas as áreas de tecnologia”, acrescentou. O curso de Desenvolvimento de Sistemas é ofertado desde 2002.
A direção do Colégio Unidade Polo reitera a importância da participação dos jovens estudantes na modalidade. “Sabemos das dificuldades dos jovens na inserção do mercado de trabalho. O ensino integrado profissionalizante ofertado pela instituição é uma oportunidade de ajudar os jovens de nossa comunidade para que tenham maior acesso em uma profissão de alto valor no mercado de trabalho”, complementou a diretora, Ana Paula Machado.
COMO PARTICIPAR?
Os interessados devem entrar em contato com as instituições estaduais de ensino. No Colégio Unidade Polo, a solicitação pode ser feita no ato da matrícula ou rematrícula do aluno (a). As vagas são destinadas para alunos que estão deixando o ensino fundamental (9° ano) e que estão ingressando no ensino médio (1° ano). Todos os alunos que estão nesse período podem se candidatar a vaga.
PARANÁ
A oferta de 50 mil novas vagas em cursos técnicos em 2024 impulsionará o acesso à educação profissional no Paraná. A medida visa atender à crescente demanda do mercado por habilidades específicas. Com mais de 30 cursos disponíveis, equipados com laboratórios e materiais de última geração, a oferta de vagas vem crescendo de forma significativa. Em 2021, eram cerca de 14 mil vagas; no ano seguinte, saltaram para 29 mil e, em 2023, atingiram a marca de 38 mil.
(FONTE: Agência Estadual de Noticiais).