Desde 2017, a Prefeitura de Arapongas vem executando o maior pacote de obras da história do município no que diz respeito a mobilidade urbana. Somadas, as obras – já entregues ou em andamento, representam investimento de mais de R$ 100 milhões, incluindo recursos estaduais, federais, parcerias e também de contrapartida do município. “São obras que contribuíram de forma direta para o desenvolvimento de Arapongas. Dentro de todo um planejamento, foi possível recolocar o município entre as principais cidades do Paraná”, avalia o prefeito Sérgio Onofre.
Interligações de bairros, pavimentação, recape, construção de novas vias, duplicação e revitalização estão entre os principais serviços executados nos últimos oito anos.
DESTAQUES
Em 2019, a Prefeitura entregou a interligação do Conjunto Piacenza ao Jardim Paulino Fedrigo – sendo esta a primeira interligação feita na gestão. O investimento foi de R$ 2,5 milhões, com recursos do próprio município. No mesmo ano, foi inaugurada a obra de revitalização da Rua Pavão, um investimento de mais de R$ 3,4 milhões, dando solução ao problema de transbordamento das águas do ribeirão Bandeirantes sempre que ocorriam chuvas em excesso. O investimento foi de R$ 3.098.000,00, sendo R$ 2,5 milhões provenientes do governo estadual (Paraná Cidades) e R$ 598 mil contrapartida do município.
Em 2021, foi a vez da entrega da ligação viária, através de ponte, entre o Morumbi e Novo Imperial ao Novo Centauro. Incluindo também tubulação, infraestrutura, drenagem, paisagismo, iluminação pública e outros benefícios. Investimento de R$ 2.990.000,00. E depois, a conclusão da transposição viária sobre o Ribeirão Bandeirantes Norte – com novo trecho que interliga o Jardim Bandeirantes e o Jardim Portal das Flores, pela extensão da Rua Patativa. O investimento foi de R$ 576.872,98. Além de incluir a pavimentação, drenagem, instalação de piso tátil e elétricas, o projeto contou com etapa de arborização, por meio de plantio de 600 mudas de árvores de toda a extensão.
Está em andamento atualmente a interligação do Conjunto Ulysses Guimarães ao Jd. Santo Antônio e Jd. Novo Horizonte. A nova interligação de bairros prevê a construção de acesso viário através de pontes, incluindo drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização, iluminação pública e arborização. A primeira interligação viária através de ponte iniciará na Rua Tapera de Garganta Branca (em frente à nova UBS), no Jardim Ulysses Guimarães, seguindo até a Rua Macauá (no Jardim Santo Antônio). O trecho contará com uma ligação viária de aproximadamente 222 metros lineares e ponte de aproximadamente 80 metros lineares. Ainda segundo a Seodur, o trecho fará ligação com a Rua Jacumirim, no Jardim Santo Antônio. Com a conclusão dos serviços, as Ruas Macauá e Jacumirim (ambas no Jardim Santo Antônio) terão mão única.
Já a segunda interligação viária por meio de ponte, prevista no mesmo projeto, vai iniciar na Rua Batuquira esquina com Rua Macauá (Jardim Santo Antônio), seguindo até a Rua Atobá Mascarado, esquina com a Rua Macuquinho Negro, ambas no Jardim Novo Horizonte. Nesta parte, o projeto prevê uma ligação viária de aproximadamente 180 metros lineares e ponte com extensão de cerca de 80 metros lineares. O valor previsto do investimento é de R$ 11.712.433,06.
Entre as parcerias, o destaque ficou por conta da Viapar, com as melhorias nas marginais da PR-444. O projeto total incluiu ao todo 8 km de vias marginais, adequação do trevo sentido ao município de Astorga, além da construção de um novo trevo no Km 2 e uma passarela para o tráfego de pedestres. O valor a ser investido foi de mais de R$ 40 milhões.
Confira a lista das principais obras em infraestrutura urbana:
– Pavimentação asfáltica, drenagem e iluminação da Rua Sabiá Castanho (Zona Sul)
– Construção de rotatória na Rua Taperaçu Cinza (Jardim Interlagos)
– Recapeamento das ruas Tangará, Dançador Grande e Garrincha do Mato Grosso
– Recapeamento da Avenida Arapongas e diversas transversais
– Recapeamento Asfáltico do Prolongamento da Rua Perdizes, Chupim e Gaivota Alegre
– Interligação de bairros (Piacenza ao Paulino Fedrigo)
– Pavimentação de trecho da Rua Águias, Rua Andorinha do Mar com Dançarino Vermelho
– Pavimentação e drenagem no prolongamento da Rua Rouxinol (Estrada Velha até a Colônia Esperança)
– Revitalização da Rua Pavão
– Melhorias no acesso à BR-369 x Rua Condor/Drongo – Posto Bandeirantes/Corpo de Bombeiros
– Recapeamento da Rua Jurutau e vias próximas
– Recapeamento trecho Rouxinol (da Rua Bonito do Campo até o Aterro Sanitário)
– Drenagem e pavimentação – Marginal PR-444 (em frente à antiga Vamol)
– Drenagem e pavimentação na Rua Juriti Vermelha
– Interligação de bairros (Morumbi/Imperial ao Novo Centauro 2)
– Recape e asfalto (Ruas Canastreiro, Caraúna, Falcão Quir-Quiri e Loro Verde)
– Recapeamento asfáltico na Rua Rouxinol, trecho Estação Ferroviária até a Rodoviária Municipal
– Construção das marginais da PR-444 – PARCERIA VIAPAR
– Alargamento da BR-369 – Terceira Faixa – Em frente à Rodoviária – PARCERIA VIAPAR
– Pavimentação da Rua Avinhados
– Revitalização da Rua Guaratinga
– Transposição da Rua Patativa (Ligando o Bandeirantes com o Jardim Itália/Portal das Flores)
– Abertura da Rua Gavião Pombo Azulado – Negaça (Atrás da futura sede do Sesc/Senac)
– Recapeamento da Rua Condor (Trecho entre a Perdizes e o início da Guaratinga)
– Pavimentação, drenagem e outras melhorias na Rua Guarani (Aricanduva)
– Duplicação da Tico-Tico Rei
– Duplicação da Rua Rouxinol (Da antiga Estação Ferroviária até a Rodoviária)
– Transposição Jd Santo Antônio/ Ulysses Guimarães
– Recapeamento diversas vias urbanas