Neste sábado (06) o I Festival de Artes Cênicas de Arapongas (FETAC) vai receber a Companhia de Ballet de Londrina em apresentação do espetáculo “Travessia”, no Cine Teatro Mauá, às 20h00. O evento gratuito será marcado também pela comemoração dos 25 anos do Ballet de Londrina.
“Será um momento único receber o Ballet de Londrina em nosso FETAC, com uma apresentação inédita em comemoração aos 25 anos de existência dessa companhia. Convidamos a todos para acompanhar conosco esse grande evento”, enfatiza o secretário de Cultura, Lazer e Eventos, Geison Cortez.
O FETAC de Arapongas segue até o dia 7 de julho.
Espetáculo
Em dezembro de 2018, o Ballet de Londrina chegou ao seu quarto de século. Para celebrar a importante data, a companhia preparou um espetáculo que conta esta trajetória de resistência. Após duas temporadas de grande sucesso na cidade-sede, o grupo incluiu definitivamente o trabalho em seu repertório com o nome de “Travessia” e começa agora uma circulação por outras cidades, que tem Arapongas como ponto de partida.
Em um programa de uma hora e meia, a (des)montagem reúne trechos dos espetáculos mais emblemáticos da companhia e exibe-os de forma mais ou menos cronológica para uma percepção das profundas revoluções de linguagem pelas quais passou até conquistar um lugar só dela na dança brasileira. A coletânea dirigida por Leonardo Ramos é costurada por textos poéticos escritos e narrados ao vivo pelo dramaturgo e ator Renato Forin Jr. A partir da metáfora do “rio da nossa aldeia”, o grupo relembra um pouco de suas origens e os locais para onde navegou na América Latina, África e Europa ao longo deste tempo.
Os bailarinos permanecem o tempo todo em cena e transformam-se, às vistas do público, de uma peça a outra do programa, que começa na década de 90 e segue até o futuro, com uma amostra da montagem que estreia só no fim de 2019. Dentre os trechos estão “Um ex, um vazio, um dentro, um transbordado” (1993); “…à Cidade” (1996); “Nunca” (2001); “Decalque” (2007); “A Sagração da Primavera” (2011); “Sem eira nem beira” (2014) e “Oração pelo fim do mundo” (2017).
Serviço:
“Travessia” – Desmontagem de 25 Anos
Ballet de Londrina
Sábado, 6 de julho
Às 20 horas
Cine Teatro Mauá
(Rua Uirapuru, 55)
ENTRADA GRATUITA
Ficha técnica:
Direção e Criação: Leonardo Ramos
Ensaiador: Marciano Boletti
Produção: Danieli Pereira
Criação de texto e narração: Renato Forin Jr.
Elenco: Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Marciano Boletti, Nayara Stanganelli, Matheus Nemoto, Lucas Manfré, Lucas Gabriel, Thaisa Morais, Higor Vargas, Hugo Vargas, Ione Queiroz e Giovana Aversani.
Técnicos de palco: Romildo Ramalho Ramos
Realização: FUNCART – Fundação Cultura Artística de Londrina. Colaboração de texto: Renato Forin Jr.(Assessoria de Imprensa).
FOTOS:
Fábio Alcover
VÍDEO:
“Oração pelo fim do mundo” (2017):
https://www.youtube.com/watch?v=rU4iACBWi7A
Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas