De 16 a 18 de outubro, a Unopar de Arapongas promoveu o III Semeagro (Semana de Estudos Agronômicos), visando discutir os principais desafios do agronegócio no Brasil e na região. O evento aconteceu no Cine Teatro Mauá, contando com a presença de profissionais, lideranças, autoridades e estudantes da área.
Entre os temas abordados, houve palestras sobre os sistemas produtivos brasileiros, inovação no agronegócio, uso de gesso agrícola na construção do solo e os benefícios dos bioativadores. “A tecnologia está promovendo uma nova revolução no campo, o que torna a temática muito importante para quem atua na área”, explica a professora Paula Cerezini, coordenadora do curso de Agronomia da Unopar de Arapongas.
Na noite de sexta-feira (18), os organizadores do evento entregaram ao secretário municipal da Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Renan Rodrigues Manoel, uma cópia do Projeto Saneamento Ambiental Rural Ete – Zona de Raízes. O objetivo é auxiliar o município a avançar em termos de saneamento básico. A Estação de Tratamento de Esgoto por meio de Zona de Raízes (ETE) é um sistema que utiliza o processo de filtragem física em brita e areia, constituindo um biofiltro que está associado a plantas – estas devem formar a zona de raízes. A entrega do projeto foi feita pelo engenheiro agrônomo Ricardo Augusto da Silva, da Emater. Renan representou o prefeito Sérgio Onofre no evento, acompanhado pela diretora de Agricultura, Vicky Vergara. A palestra da noite esteve a cargo do engenheiro agrônomo Roberto Maneira, da Nortox, tendo como foco a importância dos bioativadores.
Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas