O contribuinte que optar pelo pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019, com desconto de 10%, tem até segunda-feira (11/02) como data final. O último prazo foi estabelecido como 10 de fevereiro. “Contudo, o dia 10 de fevereiro cai em um domingo. Por isso, o contribuinte tem até o primeiro dia útil após o vencimento para pagar. Neste caso, na prática o pagamento desta parcela única poderá ser feito no dia 11 (segunda-feira), como prevê a lei do consumidor”, orienta o diretor de Tributação, Orlando Bieleski.
Conforme informações do setor, até esta sexta-feira (08) 21.35% dos contribuintes já haviam efetuado o pagamento da parcela única e garantido o desconto de 10%. Os contribuintes que quiserem evitar filas exaustivas devem procurar agências bancárias e lotéricas e, se possível, não deixar o pagamento para a última hora.
De 12 de fevereiro a 10 de março, ainda será possível pagar o IPTU em cota única, mas com desconto de apenas 7%. Outra opção será o pagamento em 10 parcelas sem desconto, com a primeira parcela também vencendo neste dia 10/02. A Prefeitura adverte que não haverá prorrogação do prazo.
A Secretaria de Finanças reforça ainda que os contribuintes que não receberem o carnê até a data de vencimento devem procurar o Departamento de Tributação da Prefeitura e retirar a segunda via sem custo, ou através do site https://goo.gl/i1Dcgc .
O Município de Arapongas tem 55 mil unidades imobiliárias, entre áreas construídas e terrenos. Ao contrário dos demais tributos, que seguem para o Estado e a União, revertendo pequena parcela para a Prefeitura, o IPTU fica integralmente no município, bancando obras e serviços para a coletividade.
Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato através do telefone: 3902-1033.
Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas