IV Encontro de Segurança Pública de Arapongas reúne mais de 30 municípios

A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), promoveu nesta sexta-feira (30) o IV Encontro de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores de Guardas Municipais do Paraná, no salão paroquial da Igreja Matriz. O evento contou com diversas autoridades, como o prefeito de Arapongas e também presidente interino da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Sérgio Onofre, o deputado estadual, Tiago Amaral, deputado federal, Pedro Lupion, secretário municipal de Segurança, Paulo Argati, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior. O IV Encontro voltado à segurança pública reuniu representantes de 32 cidades, além de Arapongas, e trouxe importantes debates. As discussões também serviram para a formação de um Conselho de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores das Guardas Municipais do Paraná.

Abrindo o encontro, Argati destacou a importância do evento para maior solidificação das Guardas Municipais. “A presença das lideranças políticas e a presença de dezenas de municípios só mostra o quanto esta pauta é necessária. Queremos sempre buscar recursos, executar na prática trabalhos de qualidade, reconhecimento e forte representatividade – em diferentes níveis. A GM de Arapongas é referência para outras cidades. Também vamos elaborar uma política de ação para que consigamos maior apoio do governo do Estado para as Guardas Municipais, disponibilizando recursos para fortalecimento das ações”, afirmou. Argati também frisou a importância de os prefeitos apoiarem as Guardas Municiais, citando o exemplo do prefeito Sérgio Onofre em Arapongas. “Temos relatos de que em alguns municípios há uma dificuldade de apoio ao efetivo”, incluiu Argati.

O deputado federal Pedro Lupion, que também é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), citou a PEC 275/2016, proposta que tramite na Câmara Federal e que pretende assegurar os mesmos direitos e prerrogativas das demais forças de segurança (Artigo 144) para as Guardas Municipais. “Sempre me comprometi para que a comissão especial dessa PEC seja formada e que a gente possa participar desta comissão, fazendo com que tudo tramite o mais rápido possível. É preciso que os Guardas Municipais do Brasil tenham o devido respeito. O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, já conversou comigo várias vezes sobre esta pauta e nós estamos trabalhando no máximo para darmos prosseguimento. Vocês contam com o nosso apoio lá em Brasília”, disse.

O deputado Tiago Amaral, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia, argumentou que as Guardas Municipais agregam valor e suporte complementar à segurança pública em todo o Estado. “Vocês não estão aqui defendendo só a si mesmos, mas lutando e garantindo também o bem-estar da nossa população”, salientou. 

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, foi outro que destacou a relevância do encontro. “Este evento consolida algo que fizemos lá em Maringá também – e que depois passou por Toledo e Umuarama. A formação de um conselho será fundamental para a valorização e potencialização das GM’s do Paraná e Brasil”, pontuou.  Sérgio Onofre defendeu que todas as Guardas Municipais merecem uma maior valorização e maior apoio dos Estados e União. “Temos que lutar por questões que favoreçam e elevem as Guardas Municipais. A Guarda Municipal em Arapongas foi criada há 15 anos, época em não tínhamos um efetivo suficiente na Polícia Militar e até hoje é assim. Os municípios acabam fazendo, muitas vezes, o que seria dever dos Estados e União. Na minha opinião, Guarda Municipal tem que cuida de segurança de pessoas, de vidas, e não de prédios públicos”, falou.

ETAPA TÉCNICA

O evento abordou assuntos mais técnicos sobre segurança, além da leitura e aprovação do estatuto do Conselho de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores das Guardas Municipais do Paraná, eleição da Diretoria Executiva e definição de outras pautas diretivas. Participaram guardas municipais e demais representantes de segurança das seguintes cidades: Arapongas, Ângulo, Apucarana, Araucária, Campo Largo, Cascavel, Castro, Colombo, Cruzmaltina, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guaíra, Iporã, Lobato, Londrina, Mandaguaçu, Mandaguari, Mandirituba, Maringá, Marialva, Nossa Senhora das Graças, Paranavaí, Pinhais, Pitangueiras, Ponta Grossa, Pontal, Quatro Barras, São Miguel do Iguaçu, São Jose dos Pinhais, Sarandi, Toledo e Umuarama.

Participaram também o vice-prefeito Jair Milani, o procurador jurídico de Arapongas, Rafael Cita, o presidente da Câmara Municipal, Márcio Nickenig, secretários municipais, vereadores (entre eles o presidente da Comissão de Segurança, major Arduin), o superintendente da GMA, GM Micheletti e a diretora da Sestran, Drª Aline Grazielle de Oliveira.

Curta nossa página e fique por dentro.

Compartilhe