Mais de 100 moradores participam de reunião com a Sanepar

A primeira de cinco reuniões programadas pela Sanepar para falar sobre a importância da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Arapongas reuniu mais de 100 pessoas na última sexta-feira (16). O evento, realizado no CRAS Sul, integra o projeto que também abrange vistorias domiciliares e o curso de encanadores, realizado sábado (17).

O objetivo das atividades é orientar os moradores das cerca de sete mil residências que serão beneficiadas pela obra sobre como devem interligar seus imóveis na rede coletora de esgoto.

A reunião é o espaço para que técnicos apresentem detalhes da obra e do funcionamento do sistema e, também, para que os clientes possam esclarecer suas dúvidas. “Conseguimos dialogar com mais de 100 pessoas da comunidade sobre a correta interligação, quando essa rede será liberada, o que pode e o que não pode ir para a rede coletora de esgoto”, resume a gestora ambiental da Sanepar, responsável pelas atividades em Arapongas, Andrea Fontes.

Ela afirma que o projeto social, tem caráter educativo e busca diferentes meios para chegar ao cliente. Em todas as atividades, o esforço está em traduzir conteúdos técnicos para o uso correto do serviço de esgotamento sanitário. “Falamos sobre vários aspectos, como a destinação correta da água de chuva, que não deve ir para a rede coletora da Sanepar”, exemplifica.

Amarildo Ferreira do Nascimento mora no bairro Alto da Boa Vista e participou da reunião de sexta e do curso para encanadores, que ocorreu no sábado. Ele avaliou como muito positiva a iniciativa da Sanepar de esclarecer a população sobre os serviços. “Eu achava um absurdo ter que dobrar o valor da água”, comenta ele, detalhando sua nova percepção, considerando a complexidade da estrutura para o tratamento de esgoto. “Quando a gente entra num curso como este aqui, que é muito esclarecedor, minha cabeça já é outra em relação a isso”, diz. “Porque eu vejo que é uma coisa extremamente necessária e que acaba sendo até mais caro que o próprio fornecimento de água”, explica.

CONTEXTO – A Sanepar está executando importantes obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Arapongas. Estão sendo implantados cerca de 75 mil metros de rede coletora, 10 mil metros de linha de recalque e interceptores, além da construção de duas unidades de bombeamento, a Estação Araruva e a Estação Mantiqueira estão em fase final. Ao todo a Sanepar investiu em Arapongas R$ 28,473 milhões para viabilizar estes empreendimentos.

Com esta estrutura, a coleta e tratamento de esgoto chega para 28 bairros, sendo eles os jardins Alto da Boa Vista, São Bento, San Pablo, Planalto, do Café, Columbia I, II, III e IV, José Aparecido Novaes, Coroados e Petrópolis, os conjuntos habitacionais Mario Ribeiro Rezende, Palmares, Bussadori, Residencial Teresa M. Bononi, Residencial Arapongas III e Padre Bernardo Merckel, as vilas São José e Simone, além do Parque Industrial XI, que foram contemplados com a rede nova, além dos residenciais Casa Branca e Moradas Piacenza, e os jardins Paulino Fedrigo, Paraíso, Metropolitan, Hermínio e Maria e Brasil, que tinham rede, mas dependiam das unidades de bombeamento para poderem interligar seus imóveis.

Curta nossa página e fique por dentro.

Compartilhe