Novembro Azul incentiva ações da saúde dos homens

Se mantendo em alerta sobre a qualidade de vida da população, Arapongas adere à Campanha Novembro Azul – Movimento Internacional que promove ações preventivas da saúde dos homens, com ênfase no combate e prevenção do câncer de próstata. Seguido um modelo de ações de saúde que também foram desenvolvidas ao longo do Outubro Rosa – mês de conscientização às mulheres sobre o combate e prevenção do câncer de mama e colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde incentiva que os homens procurem Unidades de Saúde, busquem informações e cuidados com a saúde.

“ Precisamos cada vez mais fortalecer entre os homens a importância dos cuidados com a saúde. É constatado em todo o país que boa parte da ala masculina dificilmente têm a iniciativa de programar consultas de rotina, busca por exames, ou até mesmo informações. Nós como sociedade precisamos acabar com esse “tabu” e incentivar que assim como as mulheres, os homens também estejam atentos à própria saúde. Nossas Unidades de Saúde estarão em cronograma durante o mês de novembro em incentivo à campanha de saúde do homem”, orienta o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr.

Em Arapongas, parte das Unidades de Saúde já divulgaram o cronograma de atividades do Novembro Azul, sendo elas:

– UBS PADRE CHICO: 22/11 das 17h às 21h: atendimentos médicos, aferição de pressão arterial, testes rápidos, HGT. No dia 29/11 das 17h às 21h – atendimentos médicos, aferição de pressão arterial. (exclusivamente para os homens).

– UBS PRIMAVERA: 07/11 a partir das 17h às 21h: testes rápidos – HIV, SÍFILIS, HEPATITE B e C, palestra sobre câncer de próstata, consultas médicas, vacinação e café da tarde. (exclusivamente para os homens).

– UBS Araucária: 09/11 das 8h às 16h: atendimentos do OUTUBRO ROSA(mulheres): solicitações de mamografia, exames preventivos, avaliações odontológicas e palestras. E   NOVEMBRO AZUL(homens), com testes rápidos, consultas odontológicas, processo cadastral para cirurgia de vasectomia. HAVERÁ BINGO E CAFÉ DA MANHÃ.

– UBS São Vicente: 30/11 das 13h às 17h: testes rápidos, roda de conversa sobre saúde do homem, solicitações de exames PSA, palestra médica às 14h30.

De forma gradativa, o cronograma de atividades do Novembro Azul será atualizada.

Dados Sesa       

Homens – Os programas da Atenção Primária do Estado do Paraná contemplam a população masculina em todas as faixas etárias, começando pelo calendário vacinal, nos primeiros meses de vida.

Já na fase da adolescência, entre 11 a 14 anos, destaque para a vacina do HPV, que protege contra doenças infecciosas da pele e das mucosas atingindo principalmente a região genital, podendo se transformar em vários tipos de câncer.

“Para o adulto jovem nosso trabalho foca o acolhimento junto aos nossos serviços. Se este primeiro contato do homem com a unidade de saúde é positivo, a chance de retorno é grande e aí podemos atendê-lo integralmente”, informa a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Entre os programas ofertados pela Secretaria Estadual da Saúde estão os de  prevenção e controle de doenças crônicas e prevalentes como obesidade, diabetes, hipertensão, cardiopatias e doenças transmissíveis, como Aids, hepatites e sífilis.

A Sesa investe também na prevenção de causas externas da mortalidade masculina. Segundo Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% das causas de mortes de homens, na faixa dos 15 aos 29 anos, estão relacionadas a fatores como acidentes, violências e vícios.

“Por isso investimos em programas que buscam reduzir este índice. O programa do Tabagismo, por exemplo, oferece tratamento gratuito para quem está na luta contra o cigarro; o  programa Vida no Trânsito, que alerta sobre os riscos de acidentes de carro nas áreas urbanas e nas rodovias, o programa de Saúde do Idoso, que promove ações para envelhecimento saudável. A meta da Sesa nesta gestão é investir na prevenção para evitar que as pessoas fiquem doentes; nosso foco é o processo da saúde e não da doença. As 22 Regionais de Saúde do Estado têm ações em parcerias com os municípios e outras instituições para a integração do homem aos programas”, complementa Maria Goretti.

Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Paraná (Ipardes), o Estado tem hoje mais de 10,6 milhões de habitantes; a população masculina soma 5,238 milhões.

FONTE: http://www.saude.pr.gov.br/

Curta nossa página e fique por dentro.

Compartilhe