Nesta segunda-feira, 27, o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), com apoio da Guarda Municipal (GMA), Corpo de Bombeiros, veterinários da Faculdade Unifil de Londrina e o biólogo voluntário Felipe, de Apucarana, realizou o monitoramento e captura de uma onça-parda macho e de aproximadamente três anos de idade.
O animal foi avistado pela manhã nos fundos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situada no Jardim Caravelle, em terreno baldio com acesso pela Rua Capitão-do-Mato. O procedimento para a captura segura do animal exigiu longo tempo. As equipes realizaram monitoramento e avaliação necessários para a manutenção do bem-estar do animal e minimização de riscos de acidentes. Só no período da tarde foi realizada a sedação através de dardos tranquilizantes, sendo a onça capturada e enviada para Londrina, para receber os cuidados necessários e depois ser devolvida na natureza.
O secretário de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Paulo Argati, também acompanhou os desdobramentos. “Felizmente a onça foi capturada de maneira segura e adequada. Ela foi encaminhada para o hospital veterinário de Londrina, passará por avaliação e, se estiver tudo bem, será devolvida ao seu habitat natural. Caso necessário, ele receberá todos os cuidados. Uma visita inusitada na cidade, mas por fim tudo ocorreu bem”, disse.