Buscando modernidade, agilidade e economia, a Prefeitura de Arapongas deve adotar neste ano o modelo de construção modular, sendo esta uma metodologia de construção civil por etapa, com utilização de blocos padronizados. O primeiro espaço a receber este modelo de obra será a Escola Municipal Joarib Grillo, localizada no Jardim Primavera. Nesta semana, a Prefeitura deu início aos serviços que visam a reforma e ampliação da unidade escolar. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Desenvolvimento Urbano (Seodur), a primeira etapa consistiu na demolição de um bloco de três salas de aula.
As melhorias nesta escola já eram previstas, sendo anunciadas pelo prefeito Sérgio Onofre ainda no ano passado. “Os alunos da Joarib foram realocados para a nova Escola Enzo, no Jardim Caravelle, no segundo semestre de 2023. E agora damos o pontapé inicial neste serviço. Essa obra já estava um nosso plano de gestão e agora damos mais esse passo positivo dentro da educação municipal”, afirmou o prefeito. Ainda conforme Onofre, o sistema de construção modular inclui importantes benefícios e já vem sendo aplicado em vários municípios. “Este modelo possibilita a entrega de uma obra em 60 dias. Além disso, traz facilidade e rapidez, aliando também sustentabilidade – gerando menos entulho, além de economia. Um tipo de edificação que vem crescendo dentro e fora do país”, acrescentou.
PROJETO
Segundo a Seodur, o projeto de reforma e ampliação da Escola Joarib Grillo começou com a limpeza do terreno – etapa já executada. A obra inclui a construção de um bloco em dois pavimentos, com quatro salas de aula e banheiros no térreo, além de mais quatro salas e banheiros no piso superior, reforma com demolição de algumas paredes no bloco administrativo para a instalação de um pátio coberto, sala de professores, biblioteca, sala de coordenação e de informática. Na lateral direita do terreno haverá a demolição de banheiros antigos para a construção de uma cozinha nova e refeitório novo, além de mais um bloco de banheiros. O secretário de Obras, Fernando Volpato, explica o processo inicial dos serviços.
“Estamos ganhando tempo com as demolições iniciais. A empresa que vencer a licitação terá mais tempo para a construção propriamente dita. É algo que vem para dar um novo ritmo às obras públicas”, garantiu.