Durante solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (30), a Prefeitura de Arapongas e Instituto Federal do Paraná (IFPR) assinaram termo de cooperação técnica visando viabilizar a implantação do Campus Avançado Arapongas, através da cessão de espaços físicos, materiais e equipamentos de propriedade da municipalidade, além de estender a utilizando da estrutura provisória, localizada na Vila Araponguinha. Participaram o prefeito Sérgio Onofre, o reitor do IFPR, Odacir Antônio Zanatta, a deputada federal Luísa Canziani, o ex-deputado federal Alex Canziani e outros convidados.
Durante o ato, Onofre relembrou que o câmpus do IFPR foi garantido para Arapongas no último dia de dezembro de 2018 – através dos esforços do ex-deputado federal Alex Canziani – quando este encerrava seu mandato. A publicação da Portaria MEC n. 1437, autorizando o funcionamento do Câmpus Avançado Arapongas, foi publicada no dia 31/12/2018. Esforços que prosseguiram também através da deputada federal Luíza Canziani. Ela reiterou que o valor inicial de R$ 1 milhão já foi assegurado para a construção do primeiro bloco do campus do IFPR Arapongas – a ser construído em um terreno de 170 mil metros quadrados doado pela Prefeitura.
“Estamos dando passos positivos na educação e muito mais ainda será feito. Quero dizer que para nós é um presente que a deputada federal Luíza Canziani e o ex-deputado federal Alex Canziani deram para Arapongas. Com isso, vamos fortalecer o segmento educacional do município. São passos importantes para nos tornarmos também um grande polo de educação”, afirmou o prefeito.
Para a Luísa Canziani, este é mais um passo positivo que Arapongas alcança na área da educação. “Passo a passo, o IFPR Arapongas tem se solidificado. Unindo esforços, temos disseminado a potência em educação que o IFPR traz aos municípios e em Arapongas não poderia ser diferente. O câmpus aqui em Arapongas só tem sido possível graças aos esforços de várias lideranças que se empenharam muito, entre elas o prefeito Sérgio Onofre, que tem honrado com seu compromisso, demonstrando uma visão que prioriza a educação. Exemplo foi a destinação de uma grande área para a construção da sede oficial do IFPR-Arapongas”, pontuou.
O reitor Zanatta aproveitou para destacar a importância que o IFPR desenvolve no Estado, além do principal foco de atuação, que será executado em Arapongas com a campus avançado. “Nós já temos 25 Unidades em cidades do Paraná e Arapongas recebe o 26º campus. Com isso, trazemos o compromisso de desenvolver cursos técnicos de alta qualidade, com grande empregabilidade para os egressos, formação de professores através das licenciaturas, programas de pós-graduação, entre outros. O principal foco para Arapongas será o campo de tecnologia da inovação, possibilitando o rápido desenvolvimento por meio da inserção desta instituição”, explica. Ele ainda completa que inicialmente os cursos do IFPR-Campus Arapongas são lecionados em prédio reformado para atender à demanda, mas paralelamente o Instituto já conta com um projeto de construção para o primeiro bloco (administrativo e didático) na sede fixa, com início previsto para o segundo semestre de 2020.
Atualmente, o IFPR-EAD Campus Arapongas conta com cinco cursos técnicos, entre eles Técnico em Segurança do Trabalho, Serviços Públicos, Administração, Logística e Agente Comunitário de Saúde. Em 2020 estarão disponíveis os cursos técnicos de Logística, Administração, Agente de Saúde e Meio Ambiente. Para 2021, serão reformulados os cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Serviços Públicos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas