Prefeitura e SIMA alertam para descarte irregular de resíduos industriais

Denúncias nesta semana deram conta de que em um terreno localizado na Rua Choca Zebrada, no Jardim Mônaco II, uma grande quantidade de lixo industrial foi descartada irregularmente. Preocupados com a situação, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) e o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA) orientam para que a população não pratique tal ato. E, se possível, que denuncie quem venha a realizar o descarte. Segundo o secretário da pasta, Renan Manoel, devido ao grande volume de lixo acumulado, as equipes executam a limpeza do local nesta terça-feira, 15, e amanhã, 16. “Recebemos essa denúncia de descarte irregular de restos de materiais industriais e estamos trabalhando em sua remoção e correta destinação. É importante que cada um, desde a dona de casa ao empresário, tenham consciência e respeito ao meio ambiente. Todos sabemos que é proibido o descarte de qualquer lixo, seja ele comum, reciclável, hospitalar, industrial, entre outros, em locais inadequados. Atos irresponsáveis geram danos para a nossa cidade e ao meio ambiente”, frisa.

 O diretor executivo do SIMA, Sílvio Luiz Pinetti, salienta que em Arapongas existe o Centro de Tratamento de Resíduos Industriais (Cetec), que faz o recolhimento das sobras do setor industrial. “Desde 1998, a Cetec realiza esse trabalho em Arapongas. Por isso, pedimos a colaboração dos empresários para que façam o correto. Não há motivos para o descarte irregular desses materiais. Foram localizados muitos restos de estofados, entre outros, tornado o terreno um lixão irregular. Não queremos isso. Atos irregulares de alguns acabam por manchar a reputação de toda uma cadeia e nós não queremos isso”, reforça. 

Em caso de denúncias, informações ou dúvidas por parte da população, basta acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.

Curta nossa página e fique por dentro.

Compartilhe