Prefeitura registra descarte irregular de mais de 100 pneus em terreno baldio no Jardim Casa Blanca

Ao todo, 112 pneus foram descartados irregularmente em terreno baldio localizado na Rua Tico-Tico Cigarra, no Jardim Casa Blanca. A denúncia foi repassada nesta quinta-feira, 27, ao Controle de Endemias – departamento vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Durante toda a manhã – e também no início desta tarde – equipes estiveram no local fazendo o recolhimento dos pneus e encaminhando-os para a destinação correta. Segundo o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, mais de 90% dos pneus descartados irregularmente contavam com larvas do mosquito Aedes aegypti; causador da dengue, zika e chikungunya.  
“É uma situação lamentável e que colabora para a proliferação da doença em Arapongas. Fizemos o recolhimento de todos os pneus e vamos encaminhar tudo à empresa Recibras, que faz o reaproveitamento desse material”, explicou Pardini. Além disso, o Controle de Endemias tem coletado informações junto aos moradores da região para que se chegue até o responsável pelo ato criminoso. “Alguns moradores dos arredores contam com câmeras de segurança e outras informações que podem ser úteis. Não podemos admitir e nem normalizar esta prática lamentável e que traz inúmeros prejuízos a população, ao meio ambiente e para a nossa cidade”, enfatiza. 
Em casos de descarte de lixo e outras irregularidades, informações ou dúvidas, basta a população acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194. O Controle de Endemias também pode ajudar com orientações, através do telefone 3902-1079.  
VOCÊ SABIA?
Segundo a Lei para Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), a prática de descarte irregular de lixo pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. A penalidade varia conforme o tipo de dano causado pelo lançamento de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos), detritos ou óleos no ambiente.

Curta nossa página e fique por dentro.

Compartilhe