Secretário de Segurança apresenta na Assembleia o modelo instalado nas travessias de trem em Arapongas

Representantes do Governo Federal que vieram de Brasília se reuniram nesta terça (27) em Curitiba para um amplo debate sobre a segurança em travessias de trem nas áreas urbanas. Durante a audiência pública, o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Sérgio Argati, apresentou um vídeo produzido pela equipe da assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapongas que mostra os semáforos instalados em duas travessias de trem na cidade. O sistema foi implantado em parceria com a concessionária Rumo.

De acordo com Argati, desde a instalação do semáforo não ocorreu mais nenhum acidente nesses locais, o que torna o modelo instalado em Arapongas uma alternativa para ser implantada em outros municípios. Mais de 70 municípios paranaenses têm passagem em nível. “Mais uma vez Arapongas é referência, o que nos deixa satisfeitos em poder colaborar com a segurança de outras cidades”, afirmou Argati, destacando o apoio do prefeito Sérgio Onofre para o setor e a importância do debate sobre o tema, através do deputado Tiago Amaral. 

A audiência pública “Segurança nas Travessias de Trem” foi organizada por Tiago Amaral, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça e, e pelo deputado Gugu Bueno, presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação. O prefeito Sérgio Onofre, que é presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), entidade que reúne 22 cidades, participou da audiência e traduziu a preocupação dos prefeitos. “Quando acontece um acidente é sempre culpa do prefeito. Todos os prefeitos de cidades com passagens de trem têm esse problema. Quando nós temos que fazer alguma coisa, mandamos ofício pra todo lado porque ninguém sabe dizer quem é responsável. Nós temos que encontrar uma solução e não apenas achar culpados. As soluções precisam ser feitas em conjunto e é isso o que estamos buscando aqui”, afirmou Sérgio Onofre.

ENTENDIMENTO

Após o acidente que matou quatro alunos e uma funcionária da APAE em Jandaia do Sul, em março, dois projetos de lei foram apresentados na Assembleia para obrigar a instalação de cancelas em todas as passagens de trem no Estado do Paraná. Uma das propostas trata ainda de outros tipos de sinalização horizontal e vertical.

Para Tiago Amaral, é preciso aprofundar o entendimento sobre o tema.  “Buscamos com a audiência entender se as cancelas são mesmo a melhor medida e quais seriam as soluções recomendadas. Desse modo, podemos qualificar os projetos em discussão nesta Casa e garantir leis que realmente produzam efeitos positivos para a vida das pessoas”, explica.

Curta nossa página e fique por dentro.

Compartilhe